Lend-Lease (em português, “Empréstimo e Arrendamento”) foi um programa implementado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, que permitia ao país fornecer suprimentos de guerra, como alimentos, petróleo, equipamentos militares e navios, aos seus aliados, principalmente Reino Unido, União Soviética e China.
Funcionamento:
O Lend-Lease Act, aprovado em março de 1941, autorizava o presidente dos Estados Unidos a transferir bens e serviços para qualquer país cuja defesa fosse considerada vital para a segurança dos Estados Unidos. Em troca, os países beneficiados se comprometiam a ajudar os Estados Unidos no esforço de guerra e a devolver os bens após o término da guerra, ou a compensá-los de alguma forma.
Importância:
O Lend-Lease foi fundamental para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, pois permitiu que os países que lutavam contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) tivessem acesso a recursos vitais para a guerra, mesmo sem ter condições de pagar por eles naquele momento.
Fim do programa:
O programa Lend-Lease foi encerrado em setembro de 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, muitos dos bens fornecidos pelos Estados Unidos não foram devolvidos, e as dívidas contraídas pelos países beneficiados foram renegociadas em acordos posteriores.
Legado:
O Lend-Lease foi um exemplo de cooperação internacional em tempos de crise e demonstrou o poder econômico e militar dos Estados Unidos. O programa também estabeleceu um precedente para a ajuda externa americana no pós-guerra e influenciou a criação de instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Para saber mais:
- Lend-Lease – Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Lend-Lease