- Definição: Teoria econômica que descreve a capacidade de uma entidade de produzir mais de um bem ou serviço com a mesma quantidade de recursos.
- Explicação: A vantagem absoluta é um conceito introduzido por Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”. Refere-se à capacidade de um país, empresa ou indivíduo de produzir um bem ou serviço com mais eficiência do que seus concorrentes, usando a mesma quantidade de recursos ou menos. Em outras palavras, uma entidade tem uma vantagem absoluta se puder produzir mais output com a mesma quantidade de input, ou o mesmo output com menos input, em comparação com outros.
A vantagem absoluta é fundamental para o comércio internacional, pois sugere que se cada país se especializar na produção de bens em que tem uma vantagem absoluta, e depois trocar esses bens, todos os países envolvidos podem se beneficiar. Essa especialização e troca aumentam a eficiência econômica global e podem resultar em um maior padrão de vida.
Por exemplo, se o País A pode produzir 10 toneladas de trigo por hectare de terra enquanto o País B pode produzir apenas 5 toneladas por hectare, o País A tem uma vantagem absoluta na produção de trigo. Simultaneamente, se o País B pode produzir 8 carros por unidade de trabalho enquanto o País A pode produzir apenas 4 carros, o País B tem uma vantagem absoluta na produção de carros. Assim, o País A deveria se especializar na produção de trigo e o País B na produção de carros, e ambos deveriam trocar esses produtos para maximizar os benefícios econômicos.
Embora a vantagem absoluta seja um conceito importante, a teoria moderna do comércio internacional também considera a vantagem comparativa, introduzida por David Ricardo. A vantagem comparativa sugere que o comércio ainda pode ser mutuamente benéfico mesmo que um país não tenha uma vantagem absoluta na produção de qualquer bem, desde que tenha um custo de oportunidade menor na produção de um bem em comparação com outro.