Os riscos dos investimentos variam de acordo com o tipo de ativo. Vamos explorar os principais riscos associados tanto à renda fixa quanto à renda variável para que você possa investir com mais segurança e consciência.
1. Riscos da Renda Fixa
Embora seja considerada mais segura, a renda fixa também apresenta riscos, como o risco de crédito e o risco de inflação. O risco de crédito acontece quando o emissor do título não consegue pagar o investidor no prazo estipulado, algo raro em produtos como o Tesouro Direto, mas que pode ocorrer com CDBs ou debêntures emitidos por instituições privadas. No entanto, grande parte dos produtos de renda fixa, como CDBs, LCI e LCA, têm a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante o pagamento até um limite de R$250.000 por CPF e por instituição.
Além disso, o risco de inflação pode corroer o poder de compra dos rendimentos de alguns investimentos. Se o retorno de um CDB ou Tesouro Prefixado for menor do que a inflação no período, você poderá perder valor real do seu dinheiro, mesmo que o rendimento pareça positivo nominalmente.
Você já parou para pensar como as tensões entre as duas maiores economias do mundo…
Você já se perguntou como é possível transformar uma vida de salário baixo e origens…
Você já se sentiu preso em um ciclo de dívidas, preocupado com a falta de…
Você já se perguntou por que, mesmo ganhando pouco, muitas pessoas nunca conseguem sair do…
Você já parou para pensar que investir pode ser tão simples quanto emprestar seu dinheiro…
Você já se sentiu sobrecarregado com dívidas, sem saber para onde seu dinheiro está indo,…