O Lutine Bell é um sino histórico localizado no prédio da Lloyd’s of London, um mercado de seguros mundialmente famoso. O sino original era da fragata francesa “La Lutine”, capturada pelos britânicos em 1793 e renomeada para HMS Lutine. Em 1799, a embarcação naufragou na costa da Holanda, carregando um valioso carregamento de ouro e prata.
História e Tradição:
O sino foi recuperado em 1857 e levado para a Lloyd’s of London, onde se tornou um símbolo da instituição. Tradicionalmente, o sino era tocado duas vezes para anunciar a chegada de um navio com boas notícias, como a chegada segura de uma embarcação ou o resgate de uma tripulação. Uma única badalada indicava más notícias, como um naufrágio ou perda de vidas.
Uso Atual:
Atualmente, o Lutine Bell não é mais usado para anunciar notícias sobre navios. No entanto, ele ainda é tocado em ocasiões especiais, como a abertura e o encerramento do mercado de seguros, e em homenagem a figuras importantes da indústria de seguros. O sino também é tocado em momentos de luto nacional ou em memória de eventos trágicos.
Simbolismo:
O Lutine Bell é um símbolo importante da história da Lloyd’s of London e da indústria de seguros como um todo. Ele representa a importância da comunicação e da informação no mundo dos negócios e a necessidade de estar preparado para o inesperado.
Curiosidades:
- O sino original da Lutine foi substituído por uma réplica em 1986, devido ao desgaste do original.
- O sino original está em exibição no Museu da Lloyd’s of London.
- O Lutine Bell foi usado como inspiração para o nome de uma empresa de recrutamento especializada em governança, risco e compliance no Reino Unido.
Links:
- Lutine Bell na Lloyd’s of London: https://www.bells.org/blog/lutine-bell-lloyds-london
- The Story of the Lutine Bell: https://medium.com/markelmarine/the-story-of-the-lutine-bell-ceb3e9c03e09