Definição:
Escola de pensamento econômico baseada nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes, que defende a intervenção do Estado na economia para promover o pleno emprego e a estabilidade econômica. O keynesianismo se opõe à visão liberal clássica de que o mercado se autorregula e propõe que o governo utilize políticas fiscais e monetárias para estimular a demanda agregada e combater crises econômicas.
Contexto:
- O keynesianismo ganhou destaque durante a Grande Depressão (1929-1939), quando a economia mundial enfrentou uma grave crise de desemprego e recessão.
- As ideias de Keynes influenciaram a criação do New Deal nos Estados Unidos, um conjunto de políticas de intervenção estatal que visava recuperar a economia americana.
- Após a Segunda Guerra Mundial, o keynesianismo se tornou a principal corrente de pensamento econômico em diversos países, sendo utilizado para promover o crescimento econômico e o pleno emprego.
Princípios básicos:
- Demanda efetiva: O nível de emprego e produção é determinado pela demanda agregada, ou seja, pelo total de gastos em bens e serviços na economia.
- Intervenção estatal: O governo deve intervir na economia para estimular a demanda agregada em momentos de crise, utilizando políticas fiscais (gastos públicos e impostos) e monetárias (controle da taxa de juros e oferta de moeda).
- Multiplicador keynesiano: O aumento dos gastos públicos gera um efeito multiplicador na economia, pois o dinheiro investido pelo governo circula e gera renda para outras pessoas, que por sua vez gastam e movimentam a economia.
Críticas:
- Inflação: A intervenção estatal excessiva pode gerar inflação, pois o aumento da demanda pode superar a capacidade de produção da economia.
- Déficit público: As políticas fiscais expansionistas podem levar ao aumento do déficit público, o que pode gerar problemas de endividamento e instabilidade econômica.
- Eficácia limitada: Em algumas situações, como em economias com alta inflação ou baixa capacidade produtiva, as políticas keynesianas podem ter efeito limitado.
Termos relacionados:
- John Maynard Keynes
- Macroeconomia
- Política fiscal
- Política monetária
- Demanda agregada
- New Deal
- Grande Depressão
- Liberalismo econômico
Observação:
O keynesianismo é uma teoria econômica complexa e controversa, com defensores e críticos. Suas ideias influenciaram profundamente as políticas econômicas de diversos países no século XX e continuam a ser debatidas e relevantes para a compreensão da economia contemporânea.