Ilusão Monetária

Definição: Processo que consiste basicamente em conduzir a correção monetária de aplicações financeiras com ganhos reais, ou com juros reais incidentes sobre as mesmas.

Explicação: A ilusão monetária ocorre quando as pessoas confundem valores nominais com valores reais, não ajustados pela inflação. Em outras palavras, indivíduos e empresas podem ser enganados por aumentos nos valores monetários que não representam um aumento real no poder de compra ou no valor real dos investimentos.

No Brasil, o intenso processo inflacionário a partir do início dos anos 80 e com os sucessivos planos de estabilização, como o Plano Cruzado, levou muitos aplicadores a enganos. Investimentos que pareciam lucrativos em termos nominais (isto é, o valor do dinheiro investido aumentou) muitas vezes resultavam em perda de valor real, quando ajustados pela inflação.

A ilusão monetária pode levar a decisões financeiras inadequadas, como superestimando ganhos ou subestimando perdas. Isso pode impactar desde decisões de consumo até estratégias de investimentos e poupança.

Exemplo Prático: Um investidor coloca seu dinheiro em uma aplicação que rende 10% ao ano em um período de inflação de 12% ao ano. Apesar de perceber um aumento nominal de 10%, ele na verdade perde poder de compra, resultando em um retorno real negativo.

Resumo: Ilusão Monetária é a confusão entre valores nominais e reais, levando a percepções errôneas sobre ganhos e perdas financeiras, especialmente em contextos de alta inflação.

Palavras mais acessadas no dicionário

Palavras com a letra

alfa radio

publicidade

Arquivos completos de ...