Os riscos dos investimentos variam de acordo com o tipo de ativo. Vamos explorar os principais riscos associados tanto à renda fixa quanto à renda variável para que você possa investir com mais segurança e consciência.
1. Riscos da Renda Fixa
Embora seja considerada mais segura, a renda fixa também apresenta riscos, como o risco de crédito e o risco de inflação. O risco de crédito acontece quando o emissor do título não consegue pagar o investidor no prazo estipulado, algo raro em produtos como o Tesouro Direto, mas que pode ocorrer com CDBs ou debêntures emitidos por instituições privadas. No entanto, grande parte dos produtos de renda fixa, como CDBs, LCI e LCA, têm a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante o pagamento até um limite de R$250.000 por CPF e por instituição.
Além disso, o risco de inflação pode corroer o poder de compra dos rendimentos de alguns investimentos. Se o retorno de um CDB ou Tesouro Prefixado for menor do que a inflação no período, você poderá perder valor real do seu dinheiro, mesmo que o rendimento pareça positivo nominalmente.
PUBLICIDADE