O mercado financeiro brasileiro vivenciou um dia de otimismo nesta quarta-feira, 4 de setembro de 2024. O principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa, fechou em forte alta de 1,31%, impulsionado principalmente pelas ações da Vale e de bancos. Em contrapartida, o dólar apresentou uma leve desvalorização de 0,03%, cotado a R$ 5,63.
Fatores que Influenciaram o Ibovespa
A alta do Ibovespa foi atribuída a uma combinação de fatores internos e externos. No cenário internacional, a divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que vieram abaixo das expectativas, gerou um clima de otimismo nos mercados globais. A possibilidade de um corte de juros mais expressivo pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, animou os investidores, que passaram a buscar ativos de maior risco, como as ações.
PUBLICIDADE
No cenário doméstico, as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçando o compromisso fiscal do governo, também contribuíram para o bom humor dos investidores. A sinalização de responsabilidade fiscal por parte do governo tende a reduzir a percepção de risco do país, atraindo mais investimentos e impulsionando o mercado financeiro.
PUBLICIDADE